terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

É Tudo Brasileiro!

Pra começar, vocês verão um pouco do projeto do grupo 2 de Locução e Sonoplastia.

Primeiramente a sinopse:

O Brasil quer mostrar o que tem de melhor. A arte, o cinema, a música, a escrita... Todos precisam ver o que o Brasil quer mostrar. "É Tudo Brasileiro" é um programa de entretenimento que vai unir ícones e personalidades com riquezas brasileiras.

O programa tem um jeito brasileiro de contar história. Vamos convidar a cada semana um ícone ou personalidade brasileira para conversar sobre gostos e trabalhos. O nosso grande objetivo é trazer para o nosso público um pouco da história da comunicação em geral (rádio, cinema, música) e trazer as atualidades do mercado. Queremos debates com o espectador e sugestão de perguntas para ter interação.

O tema do nosso programa é Qualidade na Produção Áudiovisual que trás para o espectador discussões e críticas sobre as produções ligadas ao cinema, arte, música e etc. A qualidade também está ligada a história das formas como eram feitas o meio de comunicação. Vamos mostrar como o cinema deu um start para que a produção e a qualidade na produção áudiovisual pudesse evoluir suprindo a necessidade de trazer para o receptor toda a clareza da imagem e formas fantástica de entreter quem está assistindo.

O programa também entra na categoria de entretenimento e informação. Entretenimento porque teremos interatividade e humor na conversa. Informação porque a entrevista trará para o espectador histórias importantes.

O programa abordará também assuntos relacionados a direitos autorais e a história da comunicação e como evoluiu conforme o passar do tempo.

PROPOSTA
A proposta do programa é ser semanal, de 30' divididos em 3 blocos de 9' ao vivo. A externa, no qual será abordado algum lançamento ou evento, será gravado conforme o evento e entrará no programa.

- O primeiro bloco será a apresentação do convidado. Falaremos sobre a carreira dele, casos engraçados e curiosidades de sua vida. Mostraremos um pouco do que ele fez para a cultura brasileira.
- O segundo abordará os gostos pessoais do convidado. Isso englobará um pouco da história da cultura brasileira, por exemplo, mostraremos a história do cinema e debateremos com o convidado qual o filme que ele mais gostou, o último que ele viu e faremos debates sobre a crítica que ele fizer sobre o assunto.
- O terceiro bloco seria um giro das atualidades. Toda semana um livro novo é lançado, um filme novo estréia nos cinemas, uma exposição é aberta e um show é realizado. Um repórter irá nesses eventos e fará uma matéria de aproximadamente 3 minutos para mostrar a divulgação. Iremos discutir e pedir a opinião do convidado. Se for um lançamento de algum livro, por exemplo, a proposta é entregar presentear o convidado com o livro. No final, pediremos para o convidado dar uma dica profissional de sua carreira para quem está assistindo. Afinal, muitos profissionais e estudantes da área poderão ver o programa. E se o convidado for músico ou ator, iremos pedir uma palhinha do que ele sabe fazer.

VEICULAÇÃO
O programa passará às quintas-feiras do canal TV Gazeta às 21:30 e também será transmitido via streaming no site oficial do canal. Após ser veiculado estará disponível no canal do programa e no Youtube.
Usaremos plataformas de entretenimento como Facebook pela fanpage no qual colocaremos os vídeos, os assuntos abordados no programa e notícias da cultura brasileira como também teremos o Twitter ao vivo para interagirmos com os espectadores que queiram enviar uma pergunta. As postagens com comentários no Twitter com a hashtag #étudobrasileiro serão selecionadas e colocadas no GC que entrará no programa ao vivo. Essa estratégia atrai o espectador a assistir o programa e faz com que ele participe.

EQUIPE
A equipe do programa será composta da seguinte forma:
1 Apresentador
1 repórter
1 Produtor de roteiro
2 Produtores de cena
3 Câmeras (ambos internos e externos)
1 Diretor
1 Sonoplasta
1 Iluminador
1 Editor
1 Editor finalizador

ESTÉTICA
Os recursos que usaremos para mostrar as obras do convidado ou mesmo as obras das histórias abordadas serão vídeos que colocaremos no ar e o convidado assistirá ao vivo para dar sua impressão. Colocaremos fotos para representação também e quando se tratar de uma música, colocaremos ou o vídeo clipe ou a música para o convidado ouvir.

O cenário será: no fundo uma estante de livros. A estante será de madeira. Colocaremos como composição uma câmera fotográfica antiga em cima de  uma mesa de centro de madeira e uma vitrola antiga no canto do cenário. Também terão fitas k7 em uma parte da estante para representar os filmes.  Teremos um tapete vermelho escuro no chão e 2 poltronas confortáveis e claras (tom de marrom claro) para compor o cenário. Queremos que ele pareça aconchegante e como se fosse o cantinho cultural da casa de alguém.

Cenário da biblioteca do filme "Amor" de Michael Haneke

Essa imagem acima é uma cena sendo dirigida do filme "Amor" de Michael Haneke e é um exemplo de como queremos compor o nosso cenário. Como queremos filmar com câmeras de alta definição, o cenário que destaca cores agradará ao espectador. Uma referência de uso dessas cores em destaque que queremos propor no cenário para que fique com um tom alegre é o filme francês "Le Fabuleux Destin d'Amelie Poulain" (O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, 2001) de Jean-Pierre Jeunet. Esse filme possui a fotografia bem composta que trabalha as matizes de cores para os tons de vermelho e verde com alguns pontos azuis. Toda a fotografia do fulme foi baseada no pintor brasileiro Juarez Machado.

Veneza - Juarez Machado 

Cena do filme Amelie Poulain

Esse filme possui filtros que trabalham com a cor amarela. Esse tom lembra um pouco a fotografia Sépia, que representa algo antigo e clássico para o filme. Queremos que o cenário e a composição de cores na arte final fiquem com essas referências. Dá para observar que na imagem acima que mostra a cena do filme, o cenário é composto por cores que puxam para o tom vermelho, madeira e tem um abajur de cor azul bem destacado. Esse destaque pode ser usado em alguns dos do cenário.

O programa será editado conforme o entrevistado conduzir o programa. Terão 3 câmeras sendo que uma ficará no plano aberto, pegando o apresentador e o entrevistado, a outra câmera ficará fechada no plano americano somente no entrevistado no ângulo diagonal e a terceira câmera ficará em plano americano somente no entrevistador no ângulo diagonal. A trilha sonora de abertura será a música "Brasileirinho" de Valdir de Azevedo e para a reportagem externa será a música "Aquarela do Brasil" de Ary Barroso.
Como equipamento também usaremos 4 lapelas para o estúdio (2 em cada entrevistado) e um microfone de mão para a externa.

CONCORRÊNCIA
Um programa que temos como concorrência do É Tudo Brasileiro é o Metrópolis que é veiculado na TV cultura todos os dias no final da noite. É um programa que estreou em abril de 1988 e tem como principal conteúdo a arte e a cultura do mundo.
O programa É Tudo Brasileiro abordará as culturas do mundo, mas sempre colocando como o Brasil fez parte da história. E o programa é conduzido pelo entrevistado, ou seja, a cada programa os temas irão girar em torno do que o convidado gosta, fez e fará.

PÚBLICO ALVO
O público que queremos atingir são pessoas que se interessam pelo mundo cultural. Pessoas alternativas que se envolvem com artes, músicos, atores e atrizes assim como pintores também. Queremos atingir um público que é estudante de comunicação e queira aprender um pouco mais da história da comunicação assim como conhecer ícones que fizeram parte dessa história de uma forma descontraída. Queremos também um público maduro e que queria relembrar dos acontecimentos assim como jovens que estão em busca de algo novo. A interação na internet e a participação dos espectadores nos deixará mais próximo dessas pessoas que buscam informações e entretenimento.
O nosso foco é atingir estudantes e adultos na faixa etária de 22 à 40 anos, com margem de erro, entre homens e mulheres.

IMAGEM
Como todo programa de TV, nós iremos convidar pessoas e entrevistar pessoas tanto no programa como nos eventos. Com isso iremos utilizar uma autorização de imagem e voz para que a pessoa assine. Nessa autorização terá:
Identificação da imagem e voz: Nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, RG, CPF e endereço com CEP.
Objeto: O que está sendo autorizado. No caso, a pessoa que vai assinar irá autorizar a sua imagem para a programa.
Prazo: A autorização terá de ser no mínimo por 1 ano e depois indeterminado.
Valor: R$0,00
Data e Local: Onde está sendo assinado, no caso, no endereço do estúdio na data da veiculação (já que o programa é ao vivo).
Firma: Assinatura reconhecida no cartório.


PRA FINALIZAR
E já que vamos falar do Brasil, porque não terminarmos com o trecho do filme Entre a Loira e a Morena (The Gang's All Here - 1943) de Burby Berkely que Carmem Miranda canta um trecho da música Aquarela do Brasil?



Essa é só uma prévia do que vem por aí. Em breve abordaremos os temas e pesquisas relacionadas ao programa. Aguardem!

Fontes:
Programa Metrópolis Tv Cultura: http://tvcultura.cmais.com.br/metropolis/sobre-o-programa/o-metropolis
Vídeo Carmem Miranda: http://www.youtube.com/watch?v=5DBA5tnAJDk

Nenhum comentário:

Postar um comentário