segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A Fotografia

Significado: Foto (luz) Grafia (desenho)



A primeira descrição de uma máquina fotográfica foi feita por um árabe chamado Alhaken de Basora, que viveu a mil anos atrás. Ele descobriu como se formavam as imagens no interior de sua tenda quando a luz do sol passava pelas frestas do tecido. Assim foram relatados os princípios do que viria a ser a câmera fotográfica.
As câmeras consistiam em uma caixa (ou também sala) com um buraco no canto. A luz de um lugar externo passava pelo buraco e atingia uma superfície interna, onde é reproduzida a imagem invertida.

Câmera Escura

Mias tarde no século XVII, as câmeras escuras deixam de ser grandes e passaram a ser móveis, desmontáveis e semiportáteis. Desenhar com luz, na verdade, era a utilidade destes objetos, por isso o significado de fotografia já citado acima.

A PRIMEIRA FOTOGRAFIA
A primeira imagem fotográfica foi produzida em 1826 por Joseph Nicéphore Niépce.



Ele produziu a primeira fotografia numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo chamado betume de Judéia. Foi produzida por uma câmera sendo exibida a imagem na placa por 8 horas de exposição à luz solar.
Mais tarde, o artista francês Louis Jaques Mandé Daguerre (1789-7851) trabalhou, durante anos, em um sistema para conseguir que a luz incidisse sobre uma suspensão de sais de prata, de tal maneira que a escurecesse seletivamente e fosse capaz de produzir a duplicação de alguma cena. Em 1839, Daguerre tinha aprendido a dissolver os sais intatos mediante a uma solução de tissulfato de sódio, o que permitia gravar permanentemente a imagem. Mesmo o avanço tendo sido notável, levava de 25 a 30 minutos para tirar uma fotografia se houvesse sol.
Mas a maior dificuldade ainda era obter cópias. Foi então que o inventor William Henry Talbot (1800-1877), que fazia experiências com o que chamou de calótipos, criou os negativos.

A partir de então, as investigações se concentraram em conseguir um papel para os negativos que fosse suficientemente sensível para ser rapidamente impresso. Em 1848, um escutor inglês, Federick Scott Archer, inventou o processo de colódio úmido. A exposição era feita com o negativo úmido (esta é a origem do nome). A revelação tinha de ser feita logo após a tomada da fotografia. Só depois de alguns avanços científicos foram obtidas fotografias coloridas.

No Brasil a fotografia chegou em 1839 no Rio de Janeiro pelo francês Hercule Florence (1804-1879). Ele usou a mesma experiência de Niépce e Daguerre e obteve bons resultados fotográficos.
Nessa época existiram alguns nomes importantes para a fotografia como, por exemplo, Cristiano Júnior que fotografava escravos e Militião Augusto de Azevedo que captou paisagens urbanas no Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo.

Escravos Urbanos - Cristiano Júnior

A Casa da Imagem - Militião

Hoje nem podemos imaginar as dificuldades que passavam pra tirar uma foto, mas graças a tantas experiências podemos tirar muitas e muitas fotos sem dificuldades. Celulares hoje conseguem substituir uma máquina fotográfica na vida de uma pessoa.

iPhone com capinha retrô

Pra terminar a história, deixamos com vocês um vídeo bem legal que o The Gettin Conservations Institute fez sobre a primeira fotografia:



Até mais!

Fontes: Slides e aula do Prof. Ricardo
Fotografia no Brasil: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3787
Vídeo The First Fotograph: http://www.youtube.com/watch?v=78KfCkCN3ck

Nenhum comentário:

Postar um comentário