Vamos começar pela questão: O que é qualidade para você?
Será que a mídia nos envia o questionamento certo?
Será que aquele produto que é passado nos comerciais realmente são bons?
Para analisar essas questões, vamos falar um pouco sobre a teoria hipodérmica.
Toda comunicação tem um emissor (aquele que emite a informação) e o receptor (aquele que recebe). A teoria hipodérmica coloca que o receptor recebe a informação de efeito imediato, ou seja, ele aceita aquela informação sem questionar.
Um exemplo que explica essa teoria é a experiência de Pavlov com o cãozinho. O cachorro toda vez que avistava a comida, salivava como uma reação normal que o organismo transmite de preparação para o ato de digerir comida. Pavlov passou a tocar uma sineta toda vez que alimentava o animal. Toda vez que ele tocava a sineta, o cachorro respondia àquele sinal, sabendo que haveria comida chegando. Em um certo momento, Pavlov tocava a sineta sem a comida e o cão, mesmo não recebendo a comida, respondia salivando.
Pavlov comprovou que com a repetição e colocação de algum sinal, os animais em geral associam aquela informação. No caso, as pessoas são colocadas diante da mídia e associam aquela informação, aceitando sem questionamento.
Um grande efeito que a mídia fez foi a transmição radiofônica do romance "A Guerra Dos Mundos" de H.G. Wells, levada a efeito pelo então jovem Orson Welles. Essa transmissão foi realizada no dia 30 de outubro de 1938 na CBS. Para dar maior emoção a narrativa, Wells transformou a história em um noticiário jornalístico. Ele narrava uma invasão dos marcianos na Terra.
O resultado disso foi um pânico generalizado, pois muitos ouvintes ignoraram o aviso inicial, ou mesmo não ouviram por ligar o rádio no meio da transmissão. Os ouvintes não entenderam que se passava de uma ficção de tão real que ficou. Diversos americanos saíram armados de suas casas prontos para combater os marcianos, muitos se suicidaram e se escondiam dentro de suas casas apavorados.
Ouçam a narração:
Na propaganda podemos ver vários efeitos que a mídia nos dá. Praticamente, graças a operadora de celular Oi, hoje todos os usuários de outras operadoras tem os seus celulares desbloqueados e as operadoras foram proibidas de cobrar multa quando um usuário quisesse migrar para outra operadora. Isso ocorreu por meio da propaganda da Oi que conseguiu fazer com que as pessoas vissem que quem utilizava a operadora, tinha consigo a liberdade.
Potanto é sempre bom refletir o quanto a mídia faz de você um boneco que irá aceitar tudo que ela falará. Será mesmo que a mídia mostra tudo o que tem que mostrar? Ou ela manipula a informação fazendo com que o espectador aceite aquela opinião? Será que a mídia peneira a informação?
O livro "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley (1932) coloca que pessoas são condicionadas biologicamente e psicologicamente. O livro também coloca que as pessoas não possuem ética religiosa e valores morais. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos é dissipada com o consumo das drogas sem efeitos colaterias aparentes chamada "soma". A cantora Pitty fez uma música depois que leu esse livro. Ela coloca bem o que o livro explica:
Lazarsfeld é diferente da agulha hipodérmica. Ele colocava que o público não se comporta de maneira passiva. As ideias se espalham a partir dos meios de comunicação e chegam aos "formadores de opinião" e seguem destes para os setores menos ativos do público. Esse público faz uma seleção entre os meios de comunicação que se alinham a seus pontos de vista já afirmados. Ou seja, ele defende que na verdade as pessoas que ouvem não aceitam, o problema é a informação passar pelos formadores de opinião e colocarem seu ponto de vista acima de tudo. O que ele coloca é que as pessoas selecionam na mídia aquilo que deseja e tende a ignorar aquilo que não condiz com a sua personalidade ou gosto.
Fontes: Slides e aulas da professora Camila
Livro: POLISTTCHUK; RAMOS TRINTA,\2003.
Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=y1lSJzFsAo0
http://www.youtube.com/watch?v=tOZ7F_SqLys
http://www.youtube.com/watch?v=3oOAIfOLHUk
http://www.youtube.com/watch?v=aXJ_Ub1xbhw
Nenhum comentário:
Postar um comentário