quarta-feira, 6 de março de 2013

A arte nos tempos atuais


O que se entende por arte? As pessoas usam da arte formas de expressão. De alguma forma, querem expressar sentimento internos ou transmitir alguma mensagem. A arte faz do homem uma relaão do seu eu interior e o universo.

A indústria cultural pode trazer a arte um sistema que necessita de lucro. Hoje, como forma de sobrevivência e até mesmo da alienação massificada, a cultura se transforma em mais um dos instrumentos do capitalismo.

A arte pode ser Pop. A Pop Art foi um movimento artístico que se desenvolvou na década de 50, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi, na verdade uma reação artística ao movimento do expressionismo abstrato das décadas de 40 e 50. Andy Warhol foi o maior representante da Pop Art. Ele usou, na década de 60 o processo de serigrafia.


Existe hoje também, na arte, as releituras. Heleny Galati coloca que reler uma obra é atribuir um significado subjetivo do olhar do artista. Na cópia, o artista reproduz fielmente (ou tenta). Já na releitura, o autor produz aquilo que ele entendeu da obra, sem preocupação com as semelhanças. É o sentimento se aliando à observação na produção de um trabalho.
A Releitura pode ser colocada como paródia que seria a ruptura com as ideologias impostas.
Um exemplo foi o que fizeram com a Monalisa para a marca Bombril:



A arte hoje não necessariamente tem que ser a criação de um artista, a releitura e outros movimentos que fazem do que já foi uma nova obra é criticado positivamente pelas pessoas. As paródias, como no caso da marca Bombril que foi de uso publicitário, faz com que você entenda que o Mon Bijou, marca de amaciante, pode fazer com que as suas fiquem uma pintura. A arte vem se modificando conforme o mundo e a comunicação evolui. As tendências vão seguir o que o público curte.

Fontes: Slides e aula da professora Camila
Pop Art: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/pop_art.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário